B2Blue logo


Papel/Papelão




Papel/Papelão

- A produção de papel no Brasil vem aumentando a cada ano, devido à crescente demanda da sociedade; e hoje o Brasil é referência internacional entre os principais produtores de celulose e papel.
- O papel é responsável por até 40% do fluxo de dejetos sólidos municipais
- Em média, 43% do papel produzido no Brasil é reciclado, o que equivale a cerca de mais de 3.000 toneladas por ano.
- O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.
- A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral.
- Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.
- Ao reciclar papel e utilizar papel reciclado, poupam-se, também, árvores - cada tonelada de papel feito de fibra reciclada economiza aproximadamente 17 árvores.